Desafios
Sugestões de exercícios de crescimento pessoal
Dia 1
Escolhe a melhor hora e vai à casa de banho para te colocares em frente ao espelho. Tenta não ser interrompido(a)s neste momento. Observa-te em silêncio e depois diz "Eu gosto de ti!" Diz a mesma frase algumas vezes e observa o que sentes. Depois diz: "Eu perdoo o facto de não seres perfeito(a) mas sou o melhor que consigo ser!" Termina com um abraço a ti! Não te julgues durante este abraço e permite-te receber.
Dia 2
Redes de apoio são muito importantes para todos nós. É importante recenhecer que não somos nada sozinhos e precisamos do apoio daqueles que gostam de nós. A nossa família e amigos são a nossa rede e são eles que melhor nos conhecem e estedem a mão mesmo quando não sabem lidar com a nossa dor. O exercício consiste em mandar uma mensagem a alguém importante para nós e verbalizar o quanto essa pessoa significa para nós. Amor gera amor e certamente teremos muitas qualidades para reconhecer.
Dia 3
Sentem-se com as vossas crianças de modo confortável e tentem olhar nos olhos delas sem dizer nada por pelo menos 1 minuto. Tentem sentir o que eles vos dizem através do olhar e quanto vos amam. Depois já na cama digam para vocês o seguinte: "Eu me perdoo pelas vezes em que achei que não fui suficiente, mas fiz o melhor que consegui fazer, eu me amo por aquilo que sou, eu sou grato(a) pelo que tenho (a minha casa, o meu corpo, a minha saúde, o meu conforto, a vida dos meus filhos...)
Dia 4
Peguem numa folha e caneta. Concentrem-se e respirem fundo e vão iniciar uma carta para vocês mesmos como se estivessem a escrever para a vossa melhor amiga. Nesta carta vão colocar tudo o que sentem neste momento e o que precisas desta amiga. Guarda esta carta em local seguro. Não escondas o que te vai na alma.
Dia 5
Peguem na carta escrita no desafio anterior e começar a ler cada emoção que ela contém. Cada palavra sofrida que a carta tiver vamos responso sendo agora a amiga e dizendo: "Eu perdoo-me ou perdoo a pessoa em questão por não ter o entendimento necessário para reagir devidamente a esta situação", repetindo o processo para cada emoção. Respirem profundamente três vezes antes de avançar para a próxima situação. Não reprimam as lágrimas. No final queimem a carta ou enterrem-na.
Dia 6
Respiração 747, esta respiração deve ser utilizada para renovar as nossas energias. Sentadas ou deitadas comecem a sentir a vossa respiração. Depois concentradas inspirem em 7 tempos, sustenham a respiração em 4 tempos e expirem em 7 tempos. Este processo deve ser repetido 3 ou 7 vezes. No final agradeçam o vosso dia!
Dia 7
Procurem um lugar tranquilo, se conseguirem no exterior tanto melhor. Descalcem-se e sintam a terra (não faz mal se sujarem os pés) e sintam a vossa energia mais pesada a ser drenada para o centro da Terra. Depois sentem-se à chinês ou permaneçam de pé e fiquem simplesmente a escutar os vossos pensamentos por breves instantes. Está aqui uma óptima oportunidade de reprogramar os pensamentos para foco positivo. Ouçam a Natureza em volta e peçam ajuda nesta re-programação! No final façam algumas inspirações profundas e carreguem baterias!
Dia 8
Quem é a pessoa mais importante da tua vida?
Se respondeste qualquer outra pessoa que não sejas tu mesma então precisas de ajuda!
O que te falta para te amares?
Pensa em ti como a pessoa mais importante... Como isso te faz sentir? Inspira profundamente e repete eu sou importante para mim e para os outros e sem estar bem nada à minha volta pode estar bem! Eu gosto de mim e aceito que sou a pessoa mais importante e tenho que me colocar em primeiro lugar sempre! Repete as inspirações até que o teu cardíaco deixe de doer e sintas que o que dizes já é real para ti!
Dia 9
O que te tira do sério? Quais são os teus gatilhos? Tira algum tempo para perceberes quantas vezes te irritas ou ficas alterado. É importante fazermos esta análise porque muitas vezes estamos a receber dos outros efeito espelho das nossas atitudes ou dos nossos ancestrais sem nos darmos conta. Se por acaso algo te tira a paz, deves sempre questionar-te o que tens a aprender com isso? Nem sempre a resposta vai ser óbvia, mas pelo menos vai ajudar-te a acalmar e a analizar a reacção.
Dia 10
Dr Hawkins nas suas pesquisas percebeu que consoante as nossas emoções, a vibração emitida pelo nosso corpo muda e também existem transformações físicas. Então criou uma tabela onde demonstra as frequências e cores. O desafio de hoje consiste em colocares-te em frente ao espelho e percorreres memórias de situações em que sentiste cada uma das emoções da tabela. Procura compreender como o corpo reage a cada uma delas. Ter este conhecimento vai-te permitir reconhecer os sinais antes de reagires e antecipar situações desagradáveis. Através das respiração vai ser possível mudar o estado de espírito e controlar uma emoção mais perturbadora.
Dia 11
Ter controle das emoções é fundamental para estarmos grande parte do tempo nas frequências mais elevadas. Isto ajuda-te não só a ti como a todos os que vivem à tua volta. Depois do exercício de ontem de perceberes como o teu corpo reage ás emoções é preciso agora perceber como as podes controlar. Certamente já ouviste muitas vezes "Tenho que contar até 10!" ou "Respira fundo!". Estes são dois mecanismos de afastar a nossa mente da situação. Mas há mais... Podemos simplesmente sair do cenário de guerra ou utilizar uma técnica de respiração. A minha sugestão é que te concentres no local do corpo afectado pela emoção e te concentres na respiração. Enche o corpo de ar e tenta direccioná-lo para o local do corpo que tem a dor e depois expulsa o ar com força. Repete o processo 3 vezes e verificarás que a dor e a emoção acalmaram.
Dia 12
Depois de trabalhar as emoções é altura de trabalhar os pensamentos. Certamente já ouviste dizer que devemos ter pensamentos positivos, que devemos controlar os pensamentos. E se te disser que os teus pensamentos criam a tua própria realidade? Isso assusta-te? O problema é que isto é real e com a agravante de o Universo não ser capaz de perceber o significado da palavra Não. Então tudo o que pensamos e verbalizamos associado a sentimento pode criar uma realidade para nós ou para outra pessoa. Quando dizemos uma mentira ou desejamos mal a alguém também estamos a criar algo e a prejudicar outra pessoa. Então o exercício de hoje consiste em prestares atenção aos teus pensamentos. O que pensas na maioria do teu dia? Tenta concentrar-te e avaliar isto durante o dia e redireccionar o pensamento sempre que te apanhares a julgar ou com pensamentos mais negativos.
Dia 13
Como correu a análise dos teus pensamentos? Foi assustador, ou pelo contrário ficaste feliz com o resultado? A boa notícia é que é possível ir modificando os teus pensamentos ao longo do tempo. Faz uma lista de desejos que gostarias que se tornassem reais na tua vida. Experimenta pegar numa meia hora do teu dia e nesse tempo ler uma lista de desejos e dizê-los em alta voz. Lê os mesmos várias vezes ainda que possa acontecer nas primeiras vezes a tua voz da razão te dizer que aquilo não faz sentido porque nunca será real. Continua e persiste.
Dia 14
Se o desafio do dia anterior ainda te deixa desconfortável pois o teu sub-consciente continua com a crença de que nada disto funciona então faz o seguinte exercício: Pensa em alguém com quem gostarias muito de falar durante algum tempo e aguarda. Verás que essa pessoa vai acabar por te contactar. Quando esta pessoa te contactar agradece a sua atenção e aproveita para lhe dizeres o quão importante ela é para ti.
Dia 15
Hoje é dia de resgatar a tua criança interior, colocá-la a brincar, a pular e a fazer aquilo que mais gosta. Então o exercício de hoje passa por fazer algo que gostam e que já não fazem há algum tempo sem julgamentos. Pode ser brincar na rua, fazer palhaçadas, jogar àgua, rebolar na relva, o que for! Não te inibas e guarda dentro de ti esta sensação única de liberdade. Obriga-te a repetir este exercício sempre que acordares sem vontade de fazer nada e desanimado/a.
Dia 16
A tua energia é o que de mais precioso tens na vida. A toda a hora e inconscientemente estamos a fazer escolhas de onde focar a nossa energia ou a ser sugados por aqueles que nos rodeiam. Então o que podes fazer para te proteger e aprender a direccionar de forma mais eficaz a tua energia? O exercício de hoje é tomar consciência deste processo. Vais começar a prestar atenção a todas as situações com que te deparares durante o dia e como elas modificam a tua maneira de estar e sentir. Tenta perceber qual/quais são aquelas que te deixam mais desgastada. Iremos depois trabalhar nestas situações.
Dia 17
O desafio de ontem pedia para observar a tua energia. Quais as conclusões? A tua energia flutua muito ao longo do dia? O que a altera? De facto todos nós temos uma pequena percentagem da nossa energia que perdemos pelos mais variados motivos sem nos darmos conta. A partir desse momento o nosso corpo fica em desiquilíbrio e começamos a sentir emoções da escala de frequências mais baixas (frustração, medo, raiva, etc..) Então como repor rapidamente esta energia? Faz uma playlist com as músicas que te fazem vibrar e sorrir e ouve quando te sentires a descompensar. Vai para a rua e coloca os pés na terra (descalça) e permanece ali uns minutos. Vai ao jardim e observa a Natureza. Usa a respiração profunda. Estas são algumas das dicas que te vão ajudar a recuperar rapidamente de uma quebra energética.
Dia 18
Como te sentes hoje? Pergunta a ti prórpia como te sentes todos os dias. Se por acaso não te sentires no teu melhor é preciso fazer o exercício de te acolheres a ti própria e respeitares o teu próprio ritmo. Quantas vezes exiges mais de ti, do que aquilo que o teu corpo consegue responder? Será que estás a fazer mais do que deves? Estás apenas a carregar o teu peso ou também peso dos outros? Se estiveres em sobrecarga vais ficar com défice de energia certo? E também cansaço extremo! Não te inibas de pedir ajuda caso acho que precisas. Pede alguém para te ajudar com os teus filhos, não te obrigues a limpar a casa se não conseguires, liberta-te de todas as tarefas e pesos que não tenhas mesmo que ter. Pedir ajuda é tão importante quanto reconhecer que estás em esforço.
Dia 19
Sabes qual é a tua paixão? O que é que fazes na vida que não envolve esforço? Descobrir o que nos move é um "life changer" aquilo que vos pode mudar o rumo. O objectivo deste exercício é que faças uma lista de coisas que adoras fazer sem esforço e no final atribui uma taxa de esforço e uma taxa de alegria a cada uma delas. Com esta lista deves conseguir escolher aquela/as que te dão mais prazer com menos esforço e com isdo poderás pensar em escolher qualquer ocupação que contenha esta/as actividades.
Dia 20
Qual foi a tua conclusão do desafio de ontem? Descobriste a tua paixão? Hoje então pergunto-te qual o sentido da tua vida? O que te faz realmente sair da cama todos os dias? Obrigação? Medo? Culpa? Ou pelo contrário tens algum sentimento de Realização? Sonho? Objectivos? Se te sentes sem força, a vibrar no medo e na culpa tens que procurar mais profundamente dentro de ti então o que te mantem vivo? Qual a razão para estares aqui e valorizares o que tens. Começa pelas pequenas coisas, eu sou grata pela minha casa, pela minha saude, por ter comida e roupa, pelos meus filhos e assim por diante. Tudo isto é valioso! A seguir agradece o respirar, o andar, o poder abraçar! Começa a agradecer e encontrarás o sentido da vida!
Dia 21
O desafio de hoje vai requerer papel e caneta. Vão dividir o papel em 4 áreas (saude, família, trabalho e amor) e em cada uma delas qual é o teu objectivo para cada uma delas para que consigas atingir no prazo de 6 meses. Ainda que agora te pareça impossível. Se pudesses fazer alguma coisa por essa área da tua vida qual seria o objectivo a seguir. Este exercício chama-se vision box e serve para que consigas materializar algumas das ideias que tens e nunca consegues realizar. Nada acontece sem esforço por isso toca a escrever!